Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Luto na Ufac: Professor Paulo Vinícius, idealizador do Neabi, morre aos 59 anos

Publicado em

A comunidade acadêmica do Acre está de luto pela perda do Professor Doutor Paulo Vinícius Baptista da Silva, aos 59 anos. O idealizador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal do Acre (Ufac), Paulo Vinícius deixou um legado de luta e conhecimento que inspirou gerações e continua a ecoar nos corredores da universidade.

Em 2018, durante o primeiro ano de doutorado da professora Flávia Rodrigues Lima da Rocha, Paulo Vinícius a orientou a criar um núcleo dedicado à pesquisa sobre questões raciais e ao combate ao racismo. “Você precisa criar urgentemente um Neab, faça isso em forma de grupo de pesquisa para não ficar diretamente atrelado à universidade”, recorda Flávia sobre a orientação do professor.

Com essa orientação, Flávia se dedicou a estudar outras universidades e estruturar o Neabi/Ufac como um grupo de pesquisa independente, que se tornou um espaço fundamental para pesquisadores engajados na promoção da igualdade racial no Acre.

Continua depois da publicidade

A professora Flávia, em sua homenagem, destaca a profunda influência de Paulo Vinícius em sua trajetória pessoal e acadêmica: “Hoje, eu perdi um orientador de doutorado, um grande mentor de vida, um amigo, um referencial não apenas teórico, mas de ser humano. A luta dele segue viva em nossa ancestralidade, da qual agora ele faz parte”.

A partida de Paulo Vinícius é uma perda irreparável para a Ufac e para toda a comunidade acadêmica. Sua paixão pela pesquisa, a busca por justiça social e o compromisso com a luta antirracista são um exemplo inspirador para todos que se dedicam à construção de um futuro mais igualitário. Sua memória e legado continuarão a nortear as ações do Neabi e a inspirar novos pesquisadores a seguirem sua trajetória de luta.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress