GERAL
Enem 2024: taxa de abstenção no primeiro dia de provas é de 26,6%
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 registrou uma taxa de abstenção de 26,6%. Ao todo, 1,1 milhão dos 4,3 milhões de inscritos faltaram no exame, segundo dados divulgados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo, 3.
O índice foi inferior ao registrado na edição de 2023, quando 28,1% dos 3.934.242 inscritos não compareceram ao primeiro dia do exame.
Segundo o ministro, não foi registrada nenhuma intercorrência grave, mas 4.999 participantes foram eliminados por desrespeitarem as regras previstas em edital.
– Deixar o local de prova portando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais da aplicação;
– Portar equipamentos eletrônicos;
– Ausentar-se antes do horário permitido (15h30);
– Utilizar impressos;
– Não atender orientações dos fiscais.
Foram registradas ainda 689 ocorrências e problemas logísticos, entre emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água. “Tivemos problemas de chuvas no Mato Grosso, mas essas ocorrências não inviabilizaram que os candidatos não realizassem as provas”, afirmou o ministro.
Segundo o Inep, houve poucos casos que causaram algum tipo de perturbação da ordem pública e que precisaram de intervenção policial. “Não temos um relatório detalhado dessas ocorrências, mas houve menos de uma dezena de casos em que houve alguma perturbação da ordem perto de uma escola com aplicação do Enem. São números muito pequenos”, disse Manuel Palacios, presidente do Inep.
Neste primeiro dia de prova, os candidatos foram submetidos às questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação, que abordou o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. No próximo domingo, 10, os estudantes realizam os testes de Matemática e Ciências da Natureza.