Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Procuradores dos EUA pedem para eleitores permanecerem pacíficos: ‘Violência não tem lugar no processo democrático’

Publicado em

Os procuradores-gerais de 47 estados e três territórios dos Estados Unidos divulgaram uma declaração nesta terça-feira, 5, pedindo para que as pessoas participem da votação para definir o futuro do país e permaneçam pacíficas na troca de poder.

“Apelamos a todos os americanos para votar, participar do discurso civil e, acima de tudo, respeitar a integridade do processo democrático”, escreveram.

Segundo a agência de notícias AP, o documento foi assinado pelos promotores-chefes de todos os estados, exceto Indiana, Montana e Texas.

Continua depois da publicidade

Os procuradores também pediram para que as pessoas “condenem quaisquer atos de violência relacionados aos resultados”.

“A violência não tem lugar no processo democrático. Exercemos nossa autoridade para fazer cumprir a lei contra quaisquer atos ilegais que a ameacem”, disseram.

Eleições nos EUA

Eleitores americanos vão às urnas nesta terça-feira, 5, — dia oficial de votação — para escolher o novo presidente do país. Os candidatos Kamala Harris e Donald Trump chegam ao dia da eleição tecnicamente empatados e a disputa pela Presidência será acirrada, de acordo com especialistas norte-americanos.

Mais de um terço dos eleitores aptos a votar nas eleições dos Estados Unidos registraram o seu voto antecipadamente. Segundo dados da Universidade da Flórida, mais de 78 milhões já enviaram suas opções pelos correios ou em sessões das cidades neste ano.

Embora a votação oficial ocorra nesta terça, diferentemente do Brasil, nem sempre o resultado sai no mesmo dia. Há registros de eleições que levaram dias para contar todos os votos. A expectativa é que o vencedor seja conhecido apenas a partir da noite da próxima quarta-feira, 6.

Continua depois da publicidade

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress