Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Seca histórica no Acre: comunidade isolada no Seringal Palmaripé enfrenta 4 dias de caminhada para chegar a Feijó

Publicado em

A seca histórica que assola o Acre, mesmo com a chegada do período chuvoso em novembro, continua a causar impactos devastadores na vida da população. Um exemplo dramático dessa realidade é a comunidade do Seringal Palmaripé, na zona rural de Feijó, onde cerca de 25 famílias vivem isoladas e sem acesso à cidade.

O Rio Jurupari, principal via de acesso à comunidade, está em seu nível mais baixo da história, impossibilitando a navegação, mesmo em canoas. Um vídeo gravado na última quarta-feira, 6, mostra a triste realidade do rio praticamente seco, um cenário inédito para os moradores, que nunca haviam presenciado algo semelhante.

“Infelizmente, essa é a nossa situação. Nunca tinha visto o rio assim, nem nos 38 anos que vivo aqui”, relata Cirlândio Dimas, um dos moradores do Seringal.

Continua depois da publicidade

A comunidade, conhecida por sua participação no Projeto Envira/Amazonas, que visa o reflorestamento de café e a melhoria da qualidade de vida das famílias, agora enfrenta um desafio ainda maior: a necessidade de caminhar quatro dias para chegar a Feijó, mesmo em casos de emergência médica.

“O único jeito é andar. A gente já está acostumado e anda rápido, mas são quatro dias de viagem. E nem chegamos na cidade, depois de toda essa caminhada, vamos parar na beira do asfalto do quilômetro 45 da BR-364”, revela Cirlândio.

A situação também impede o escoamento da produção local, impossibilitando os moradores de comercializar seus produtos na cidade. “Não conseguimos tirar nada, temos milho, farinha, alguns ainda cortam seringa, mas não tem como trazer. Graças a Deus, a gente planta e tem criação de animais, então ninguém passa fome”, explica Cirlândio.

A realidade do Seringal Palmaripé demonstra os impactos da seca histórica no Acre, expondo a fragilidade das comunidades rurais e a necessidade urgente de ações para minimizar os efeitos da crise hídrica e garantir o acesso à saúde, educação e oportunidades para a população.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress