POLÍCIA
PF desarticula esquema de tráfico interestadual com envolvimento de policiais em RO e BA
A Polícia Federal (PF) deflagrou a “Operação Puritas” nesta quinta-feira (7), desarticulando um esquema de tráfico interestadual de drogas com a prisão de 15 pessoas e o cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão em sete estados.
A investigação, iniciada pela 2ª Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho (RO), revelou um grupo criminoso que operava em Rondônia e na Bahia, com a participação de policiais.
As prisões ocorreram em cidades como Feira de Santana, Santaluz, Gandu (BA); Porto Velho, Vilhena, Ji-Paraná (RO); Fortaleza, Cascavel (CE); Ourilândia do Norte (PA); Natal (RN); Piracicaba (SP) e Santa Maria (DF).
A operação resultou na apreensão de R$ 580 mil e US$ 8,1 mil em espécie, além de armas de fogo e veículos. Um policial rodoviário federal, preso em Natal, teve um cofre com dinheiro apreendido em sua residência em Feira de Santana.
Na Bahia, um policial militar e um advogado foram presos por seus supostos papéis na administração do grupo criminoso, incluindo o envio de pagamentos relacionados às transações. O policial militar já havia sido preso em 2023 por suspeita de envolvimento com o mesmo grupo.
A “Operação Puritas” demonstra o compromisso da PF em combater o tráfico de drogas e desmantelar organizações criminosas, mesmo quando envolvem agentes do Estado.