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ENTRETENIMENTO

Questão de Matemática do Enem 2024 sobre média de notas viraliza: ‘Cadê o resto?’

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A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi aplicada no domingo, 10, com 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza. Contudo, uma em especial ganhou repercussão nas redes sociais pelo enunciado com uma pergunta “capciosa”.

A questão do caderno de Matemática (155 na prova verde, 147 na prova cinza, 164 na amarela e 137 na azul) continha o seguinte enunciado: “Ao calcular a média de suas notas em 4 provas, um estudante dividiu, por engano, a soma das notas por 5. Com isso, a média obtida foi 1 unidade menor do que deveria ser, caso fosse calculada corretamente”. O objetivo era que o candidato descobrisse o valor correto da média das notas do estudante.

“Cadê o resto?”, escreveu um internauta se referindo à questão. A confusão feita por alguns candidatos fez com que eles marcassem a opção errada, ao invés de escolher 5, que seria o valor correto da média. O ex-BBB e economista Gil do Vigor compartilhou a resolução da pergunta pelas redes sociais. “O Enem pegou vários aqui”, brincou.

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Apesar de não ser o caso desta questão de Matemática, que possuía fácil resolução apesar da ilusória “falta de dados” no enunciado, ao menos uma questão da segunda prova do Enem pode ser anulada, segundo professores ouvidos pelo Terra.

Trata-se de uma questão do caderno de Ciências da Natureza, mais especificamente sobre Física. No entanto, mesmo que alguma pergunta seja anulada, eles afirmam que o candidato não terá sua nota prejudicada –e isso acontece porque o método de correção aplicado no exame é a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

“Quando a questão é anulada, ela simplesmente é desconsiderada. E como existe um universo grande de questões e outras que exploraram a mesma habilidade, o cálculo da proficiência do estudante, baseado na coerência de acertos dele, baseado no nível de questões que ele acertou ou errou, questões de proficiência mais baixa ou mais alta, ainda assim consegue-se fazer o cálculo da proficiência média dele no exame. Portanto, prejudicar na pontuação não prejudica”, explica Átila Zanone, coordenador de conteúdo do Fibonacci Sistema de Ensino.

Embora não tenha prejuízos na nota, há outro problema nisso: o de que alguns estudantes perderam tempo nessa questão. “De forma indireta, eles acabam sendo penalizados quando o exame tem uma questão que é anulada, porque ele acaba subtraindo o tempo de forma assimétrica dos estudantes. Aqueles que tentaram fazer a questão perderam tempo, os que não, não perderam tempo.”

 

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