Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

“Sandálias da Esperança”: Fábrica de chinelos é inaugurada em Unidade Prisional do Acre

Publicado em

Em um passo crucial para a ressocialização de presos no Acre, foi inaugurada a fábrica de chinelos “Sandálias da Esperança” dentro da Unidade Prisional de Senador Guiomard. O projeto, fruto de uma parceria entre o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), recebeu um investimento de R$ 300 mil do Orçamento Geral da União.

A iniciativa, que visa capacitar e gerar oportunidades de trabalho para os internos, já está em funcionamento com a instalação de 27 máquinas em três unidades penitenciárias do estado. O objetivo é expandir o projeto para as unidades de Regime Fechado e Recolhimento Provisório em Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

Os internos que trabalharão na fábrica demonstram entusiasmo e esperança. A. D. M., por exemplo, sonha em ter sua própria fábrica no futuro: “Eu quero agradecer a oportunidade. Está sendo uma experiência ótima. Sair daqui já com essa cabeça, com esse intuito de botar o nosso próprio negócio para trabalhar, a própria empresa”.

Continua depois da publicidade

O chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais de Senador Guiomard, Maycon Mendonça, destaca a importância do projeto para a unidade: “Os presos passaram por uma capacitação anterior, e agora é o start desse projeto pioneiro no estado do Acre, que vai trazer para o reeducando que aqui participar uma condição melhor de usufruto do seu tempo, além do aprendizado, da construção social, de diminuição daquele impacto social que é estar dentro de uma unidade prisional, e vai levar a ele a condição de aprender uma profissão, e lá fora ele poderá usar isso como uma ferramenta de independência”.

O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, reforça a parceria com o TJ/AC e destaca a missão do instituto em auxiliar na ressocialização dos detentos: “A missão do Iapen é proporcionar o trabalho e uma melhor qualidade no cumprimento da pena, no que diz respeito a proporcionar alternativas para o retorno do egresso ao convívio na sociedade”.

A desembargadora Regina Ferrari, presidente do TJ/AC, expressa sua alegria com o início do projeto e a crença no poder de ressocializar: “Concretizando, vendo os chinelos aqui agora, já fabricados, é uma alegria para todos nós, porque a gente capacita os nossos custodiados, e assim nós colocamos esperança no coração daquele que está cumprindo a pena, e que logo retornará para o convívio da sociedade”.

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, incluindo representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e outras instituições. A iniciativa representa um passo fundamental na busca por alternativas para a ressocialização dos presos e a reinserção deles na sociedade.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress