MUNDO
Turbulência severa assusta passageiros e obriga avião a dar meia volta
Uma forte turbulência assustou passageiros de um voo da Scandinavian Airlines, que ia de Estocolmo, capital da Suécia, para Miami, nos Estados Unidos. O avião passava pelo Atlântico Norte nesta quinta-feira, 14, quando precisou dar meia volta devido à força da turbulência.
Não houve relatos de feridos graves, mas um vídeo feito por pessoas a bordo mostra objetos sendo arremessados. O comandante optou por retornar na região da Groenlândia para voltar à Europa e pousar em Copenhague, na Dinamarca.
Os passageiros gritaram enquanto seus pertences caíam durante a turbulência severa.
Um porta-voz da Scandinavian, conhecida como SAS, contou à emissora estadunidense NBC que todas as aeronaves que passam por turbulência severa devem ser inspecionadas após o pouso. Como a companhia não tem como fazer a inspeção em Miami, o avião precisou retornar para Estocolmo.
Os passageiros do voo 957 foram realocados para um novo voo com destino a Miami nesta sexta-feira, 15.
Na terça-feira, 12, onze pessoas ficaram feridas em um voo da Lufthansa que ia de Buenos Aires, na Argentina, a Frankfurt, na Alemanha. O motivo foi uma forte turbulência enquanto a aeronave passava sobre o Atlântico. O voo não foi desviado e os passageiros e tripulantes receberam atendimento no destino final.
Riscos de turbulência severa
A turbulência é a causa mais comum de incidentes com feridos na aviação comercial, de acordo com o Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos EUA (NTSB). No entanto, as mortes decorrentes de turbulências são consideradas raras. Apenas três registros foram feitos de 1980 até 2009, e nenhuma morte foi registrada por esse motivo desde então.
A possibilidade de alguém se ferir durante a turbulência se dá, principalmente, quando a pessoa não está usando o cinto de segurança, por exemplo. Em 2023, uma pessoa morreu devido a uma turbulência severa em uma aeronave particular, nos Estados Unidos. O caso, no entanto, não se trata de uma linha aérea comercial.