Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Milei divulga agenda de reuniões bilaterais no G20 no Rio, com Xi Jinping e sem Lula

Publicado em

Chegada do Presidente da Argentina, Javier Milei — Foto: Jorge William/G20

O presidente da Argentina, Javier Milei, tem previsão de chegar neste domingo (17) no Rio, onde participará da Cúpula dos Líderes do G20, na segunda (18) e na terça (19).

O voo saiu às 15h de Buenos Aires e deve pousar às 17h30 no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), segundo comunicado da presidência argentina.

O governo também divulgou a agenda de Milei no Rio, incluindo as reuniões bilaterais com outros chefes de estado. O presidente chinês Xi Jinping, por exemplo, está na agenda para um encontro na terça, às 10h30.

Continua depois da publicidade

presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, com quem Milei não tem boa relação, não está na lista. Questionada pelo g1, a assessoria da Presidência do Brasil confirmou que não há previsão de encontro bilateral entre eles.

Veja abaixo a agenda de Javier Milei.

Segunda:

  • O longo do dia: Cúpula do G20 no Museu de Arte Moderna (MAM)
  • 16h30: reunião bilateral com o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga
  • 18h: recepção dos chefes de Estado que participam do G20

 

Terça-feira:

  • 10h20: reunião bilateral com o presidente da China, Xi Jinping
  • 11h30: reunião com a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva
  • 12h: reunião com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi
  • 13h: reunião bilateral com o gerente-geral da empresa italiana Enel, Flavio Cattaneo
  • 15h: voo de volta a Buenos Aires

Encontro com Macron em Buenos Aires

O blog da Julia Dualib apurou que Milei barrar no G20 menções à taxação dos super-ricos e manifestações específicas na declaração sobre gênero meio ambiente.

O presidente francês, Emmanuel Macron, se reuniu com Milei em Buenos Aires para tentar “conectar o presidente Milei com as prioridades do G20”. A informação vem do Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa.

Macron, que também estará no G20, chegou à capital argentina na noite de sábado (16) e teve um jantar de trabalho com Milei, um crítico do consenso das organizações de direitos humanos.

“Nem sempre pensamos da mesma forma sobre muitos temas, mas é muito útil debater antes do G20”, disse o chefe de Estado francês, um defensor do multilateralismo, em um vídeo publicado no TikTok no sábado.

Continua depois da publicidade

Milei, cético em relação ao aquecimento global, retirou na quarta-feira a delegação de seu país da conferência sobre mudanças climáticas da ONU (COP29) em Baku e especula-se sobre sua possível saída do Acordo Climático de Paris – como fez Trump durante seu primeiro mandato (2017-2021).

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress