Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

G20: Biden não sobe rampa para cumprimentar Lula e quebra protocolo antes da Cúpula

Publicado em

O presidente da França, Emmanuel Macron, cumprimenta o presidente dos EUA, Joe Biden durante o G20, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 18/11/2024. Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

A chegada do presidente dos Estados Unidos à Cúpula do G20 chamou a atenção por um motivo: Joe Biden preferiu não subir pela rampa principal do Museu de Arte do Rio, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentava os chefes de Estado. O norte-americano chegou ao local nesta segunda-feira, 18, por um acesso lateral do prédio.

Com um tapete vermelho e o presidente brasileiro à postos, a entrada tinha cerca de 20 metros e era inclinada. Vários representantes passaram por lá sem problemas, como Emmanuel Macron, da França, Xi Jinping, da China, e Javier Milei, da Argentina.

No entanto, a rampa pareceu ‘demais’ para Biden. O presidente dos Estados Unidos preferiu subir de elevador até o primeiro andar do museu para cumprimentar Lula e a primeira-dama, Janja.

Continua depois da publicidade

Não se sabe ao certo o motivo da escolha pelo caminho alternativo. A imprensa americana acredita que seja questão de segurança. Outra hipótese está ligada à saúde do norte-americano.

Aos 81 anos, Biden teve a saúde questionada durante toda a corrida eleitoral americana, fato que o fez desistir das eleições e indicar Kamala Harris como candidata pelo Partido Democrata neste ano. A aposta do presidente acabou não vingando e Donald Trump foi eleito para um segundo mandato.

Antes de pousar no Rio de Janeiro para participar da 19ª Cúpula de Líderes do G20, Joe Biden também esteve na Amazônia, onde confirmou o investimento de R$ 289 milhões para o Fundo da Amazônia e até virou meme ao entrar na floresta.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress