POLÍCIA
Marido da Prefeita de Amapá é detido por homicídio em conflito de terras
Uma tragédia abalou o município de Amapá, a 310 km de Macapá, neste sábado (23), quando um homicídio resultante de uma disputa por terras deixou a comunidade em choque. A vítima, Antônio Candeia Oliveira, de 72 anos, conhecido como “Maranhão”, foi morto em um incidente que foi registrado em vídeo. Francisco Canindé, marido da prefeita eleita Kelly Lobato (União), foi preso em flagrante após se apresentar à delegacia local.
O crime ocorreu por volta das 16h em uma fazenda, onde Antônio Candeia estava discutindo acaloradamente com Francisco Canindé dentro de uma picape. A cena foi testemunhada à distância por Antônio Carlos Lima de Araújo, de 59 anos, um ex-militar do Exército. O vídeo mostra momentos tensos entre Candeia e Canindé, que estavam envolvidos em uma negociação de terras. Durante a discussão, Araújo empurrou Candeia, e logo depois, os sons dos disparos foram ouvidos.
As imagens mostram o idoso ferido tentando pegar algo dentro de um saco plástico, enquanto os dois entram em uma luta corporal. Araújo é visto agarrando a mão do idoso, que estava segurando um revólver. No entanto, gravemente ferido, Candeia não conseguiu disparar a arma.
O delegado Stephano Dagher está à frente da investigação e acredita que o homicídio pode ter sido premeditado. Ele sugere que o grupo envolvido pode ter provocado a vítima para justificar uma reação violenta e alegar legítima defesa.
Francisco Canindé se apresentou à delegacia acompanhado de seu advogado e foi detido sob a acusação de ser o mandante do homicídio. Ele deve passar por audiência de custódia neste domingo (24).