POLÍCIA
Novo cartão do INSS permite antecipar R$ 150 do benefício sem juros para suprir necessidades básicas
Aposentados, pensionistas e beneficiários permanentes do INSS agora podem contar com o cartão Meu INSS Vale+, que permite antecipar até R$ 150 do benefício sem juros, taxas ou correção, para suprir necessidades básicas como remédios, alimentos, gás e transporte.
O valor será descontado diretamente na folha de pagamento do mês seguinte e o benefício poderá ser utilizado apenas uma vez.
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, ressaltou que o objetivo é oferecer uma solução rápida e sem custos para os beneficiários: “É uma maneira de dar um dinheiro menor, mas mais rápido e sem nenhuma taxa.”
O cartão, que funciona como crédito, será disponibilizado em parceria com instituições financeiras credenciadas pelo INSS. O uso do cartão físico, com chip e senha pessoal, será obrigatório para realizar compras e o saque em dinheiro não será permitido.
O Meu INSS Vale+ se soma ao Meu INSS+, lançado em 2023, que oferece descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros e viagens. O programa já alcançou 32,8 milhões de acessos desde sua criação.
Para garantir a segurança e o uso responsável do benefício, o INSS estabeleceu algumas regras:
-O adiantamento não dependerá de desbloqueio prévio do benefício.
-O INSS não se responsabiliza por dívidas ou compromissos financeiros assumidos pelo beneficiário com instituições financeiras.
-O cartão não poderá ser utilizado para apostas.
-A instituição financeira parceira deverá ter no mínimo 12 meses de experiência nesse serviço e ter firmado convênio ou acordo de cooperação técnica com o INSS.
A iniciativa do governo visa oferecer uma alternativa para ajudar os beneficiários do INSS a lidar com imprevistos e garantir o acesso a itens essenciais.