Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Acre celebra maior cobertura vacinal de gestantes contra coqueluche em seis anos

Publicado em

O Acre alcançou um marco importante na proteção de mães e bebês contra a coqueluche: a maior cobertura vacinal de gestantes contra a doença nos últimos seis anos. Em 2024, 83,25% das gestantes receberam a vacina tríplice bacteriana acelular – tipo adulto (dTpa), o que representa 8.026 mulheres imunizadas, superando a meta de 9.642.

A vacinação de gestantes é crucial para a proteção dos bebês, que são mais vulneráveis à coqueluche, uma doença grave e potencialmente fatal para crianças menores de um ano. A vacina dTpa, aplicada a partir da 20ª semana de gestação, garante a imunização passiva do bebê, transferindo anticorpos da mãe para o feto através da placenta.

Continua depois da publicidade

O aumento da cobertura vacinal no Acre é resultado de um esforço conjunto do governo do estado e da Secretaria Estadual de Saúde, que se dedicam a garantir o acesso à vacinação para todas as gestantes. Essa conquista representa um passo crucial para a redução dos riscos de coqueluche em recém-nascidos e para a segurança das mães durante o parto.

Apesar do avanço significativo, a coordenadora estadual do PNI, Renata Quiles, destaca que a meta ideal é a imunização de 100% das gestantes. “Ainda há um caminho a percorrer para garantir a proteção completa de todas as mães e bebês”, afirma.

Continua depois da publicidade

O calendário vacinal para gestantes está disponível no site do Ministério da Saúde. É fundamental que as gestantes se informem sobre a importância da vacinação e busquem a imunização o mais rápido possível. A proteção da saúde da mãe e do bebê é uma prioridade e depende da participação de todos.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement