ENTRETENIMENTO
Com apoio de Instituto Malucos na Roça, Projeto Giro Cultural leva valorização à cultura Juninas do Acre

Engajado em promover e preservar as tradições culturais acreanas, o Instituto Cultural, Social e Esportivo Malucos na Roça, é um dos grandes apoiadores do Projeto Giro Cultural – Tradições Juninas nas Escolas, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de dezembro, em Rio Branco. Esta ação visa revitalizar e disseminar a cultura junina nas escolas e comunidades da capital, especialmente entre as novas gerações.
A ação levará a espaços públicos e escolas da capital apresentações de quadrilhas, música, dança e teatro. Além disso, o projeto contará com a presença de intérpretes de Libras, garantindo que a diversão e o aprendizado também cheguem ao público surdo.
Para Danyela de Souza Barbosa, que atua há 29 anos no Movimento Junino, levar a cultura junina vai além de junho e julho. “É uma missão de manter viva uma tradição que vai muito além das festas juninas é celebrar nossas raízes, nossa história e a alegria do nosso povo durante todo o ano. Não se trata apenas sobre dançar, é viver intensamente essa cultura, transformando cada apresentação uma expressão de amor pela nossa identidade”.
A quadrilheira reforça ainda que o projeto é realizador, leva emoção e resgata memórias. “É ter a oportunidade de mostrar que o São João não é apenas uma festa, mas um movimento cultural que mantém nossa essência viva e inspira gerações”, pontua.
Vale destacar que o Instituto tem como missão fortalecer a identidade cultural acreana, oferecendo suporte tanto logístico quanto de engajamento comunitário, permitindo que o projeto alcance um público mais amplo. Sendo essencial não apenas resgatar as tradições, mas também promover a inclusão social e o fortalecimento de vínculos culturais.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, também financia o projeto, que está alinhado à Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e ao Ministério da Cultura.
Confira a programação:
09 de Dezembro:
– 1ª Apresentação: Praça da Revolução – às 15h
– 2ª Apresentação: Praça da Juventude – às 16h
10 de Dezembro:
– 3ª Apresentação: Escola Pública Municipal Sebastião Pedrosa – às 15h
– 4ª Apresentação: Escola Pública Municipal Ana Turam – às 16h
– 5ª Apresentação: Escola Pública Municipal Roberto Sanches Mubarac – às 17h
