CIDADES
Nova comandante da PM no Juruá continua em tratamento de saúde

Desde a sua nomeação em setembro como comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, que abrange os cinco municípios do Vale do Juruá com sede em Cruzeiro do Sul, a tenente-coronel Cleifa Thaumaturgo permanece em tratamento de saúde em Rio Branco. A informação foi confirmada pelo comandante-geral da PM do Acre, coronel Luciano Dias Fonseca.
“Ela é a comandante, mas está afastada por laudo médico. A decisão sobre quando ela assumirá depende exclusivamente dela,” declarou o comandante.
Antes de sua nomeação, Cleifa Thaumaturgo atuou como diretora da Policlínica em Rio Branco. Ingressou na Polícia Militar do Acre como soldado em 2002 e, em 2004, passou no concurso para oficial. Formada em Biologia e Direito, ela fará história ao ser a primeira mulher a comandar o batalhão nos 50 anos de existência da instituição no Vale do Juruá.
Ainda não há uma data definida para que a tenente-coronel assuma oficialmente o comando do Batalhão, que atualmente está sob a responsabilidade interina do capitão Daniel Teixeira.
Mulheres em posições de comando na PM
Além da tenente-coronel Cleifa, a coronel Marta Renata da Silva Freitas se tornará a primeira mulher a assumir o comando da Polícia Militar do Acre, após a saída do coronel Luciano Dias Fonseca, prevista para o dia 10 de dezembro. Natural de Rio Branco e ex-professora, Marta é formada em Letras e Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Com essas nomeações, as duas oficiais marcam um avanço significativo na representação feminina dentro da PM no Acre.
