GERAL
Deracre mobiliza ações para recuperação de unidade de saúde fluvial no Rio Juruá
Nesta sexta-feira, 13, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em colaboração com o Corpo de Bombeiros do Estado e o apoio da Prefeitura de Rodrigues Alves, iniciou uma operação de resgate de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial que foi submersa na comunidade Agrovila do Muju, localizada no Rio Juruá. A ação foi requisitada pela prefeitura, levando o Deracre a mobilizar uma balsa, maquinário e equipes especializadas para a remoção da unidade.
O processo de resgate está sendo supervisionado pelo prefeito Jailson Amorim, pelo prefeito eleito Salatiel Magalhães e pelo representante regional do Deracre, Mauri Barboza. O Corpo de Bombeiros, que conta com mergulhadores e equipamentos de alta tecnologia, enfrenta dificuldades significativas para reflutuar a embarcação.
De acordo com o capitão Josadac Cavalcante, a operação é desafiadora devido ao peso considerável da UBS e à quebra dos cabos de aço que a sustentavam. Ele ainda ressaltou que a elevação do nível do rio tem causado danos aos materiais internos da unidade.
“Estamos totalmente dedicados a reflutuar a UBS e restabelecer o atendimento à comunidade o mais rapidamente possível”, afirmou o capitão.