Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Operação Citrus Cinensis desarticula grupo que fraudava sistema de controle de madeira em Rondônia

Publicado em

A Polícia Civil de Rondônia, em ação conjunta com a Secretaria do Meio Ambiente (Sedam), deflagrou nesta segunda-feira (23) a Operação Citrus Cinensis, visando desarticular uma organização criminosa que atuava no setor madeireiro e se dedicava a crimes ambientais, contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro.

As investigações, conduzidas pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco2), revelaram um esquema de fraude no Sistema de Documento de Origem Florestal (SisDOF), ferramenta crucial para monitorar o transporte e armazenamento de produtos florestais.

Continua depois da publicidade

Segundo as autoridades, o grupo criminoso utilizava o SisDOF para legitimar madeira extraída ilegalmente de áreas de preservação permanente e unidades de conservação. O esquema se baseava em movimentações fictícias de volumetria, inserção de dados falsos no sistema, além da utilização de empresas de fachada e “laranjas” para dificultar a fiscalização e o rastreamento das operações.

A Operação Citrus Cinensis resultou no cumprimento de 16 medidas cautelares de busca e apreensão em cinco cidades de Rondônia (Porto Velho, Ariquemes, Cujubim, Alto Paraíso e Machadinho D’Oeste) e em Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. A ação mobilizou cerca de 120 agentes, com o apoio da Polícia Civil do Estado da Paraíba.

Continua depois da publicidade

A operação representa um golpe significativo na luta contra o desmatamento ilegal e a exploração madeireira criminosa em Rondônia. A Polícia Civil e a Sedam continuam investigando o caso para identificar todos os envolvidos e responsabilizá-los pelos crimes cometidos.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement