Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

O que se sabe sobre avião que caiu no Cazaquistão com 67 a bordo

Publicado em

O Embraer 190 pegou fogo e se partiu ao meio durante um pouso de emergência Foto: Reuters / BBC News Brasil

Dezenas de pessoas morreram após um avião comercial cair com 67 pessoas a bordo no Cazaquistão, disseram autoridades locais. O Ministério de Emergência do país afirmou que há pelo menos 25 sobreviventes.

O avião, operado pela Azerbaijan Airlines, pegou fogo ao tentar fazer um pouso de emergência nas proximidades da cidade de Aktau.

Continua depois da publicidade

O voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines partiu de Baku, a capital do Azerbaijão, e tinha como destino a cidade de Grozny, na Rússia.

Relatos dizem que ele foi desviado por causa da neblina.

Continua depois da publicidade

Um vídeo cuja autenticidade foi verificada pela agência de notícias Reuters mostra o avião, que está em alta velocidade, indo em direção ao solo com o trem de pouso abaixado.

Segundos depois da tentativa de pouso, uma enorme bola de fogo irrompe.

A companhia aérea disse que o avião “fez um pouso de emergência” a cerca de 3 km de Aktau.

Continua depois da publicidade

Ele decolou de Baku às 00:55 (horário de Brasília) na quarta-feira (25/12) e caiu por volta das 03:28, de acordo com dados disponíveis no site de rastreamento de voos Flightradar24.

Havia 62 passageiros e 5 tripulantes a bordo da aeronave Embraer 190.

Continua depois da publicidade

A maioria das pessoas a bordo eram cidadãos do Azerbaijão, mas também havia alguns passageiros da Rússia, Cazaquistão e Quirguistão.

Dos 25 sobreviventes conhecidos, 22 foram levados ao hospital, disse o Ministério de Emergências cazaque.

Imagens de vídeo que ainda não foram verificadas mostram serviços de emergência tentando apagar um incêndio e retirando pessoas dos destroços.

Continua depois da publicidade

O governo iniciou uma investigação sobre a causa do acidente. A Embraer disse à BBC que está “pronta para auxiliar as autoridades relevantes”.

A BBC contatou a Azerbaijan Airlines para que a companhia aérea pudesse se posicionar sobre o acidente, mas não foram enviadas respostas até a publicação desta reportagem.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement