MUNDO
Tragédia Aérea no Cazaquistão: Avião cai próximo a Aktau, deixando 28 sobreviventes

Um avião da Azerbaijan Airlines caiu próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25/12), deixando 28 sobreviventes. A aeronave, fabricada pela Embraer, transportava 62 passageiros e cinco tripulantes, segundo informações do The Guardian.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o momento em que o avião tenta um pouso de emergência a cerca de 3 km do centro urbano de Aktau, próximo à costa do Mar Cáspio. Após oscilar no ar e perder altitude, a aeronave atinge o solo com força e pega fogo. Em outro registro, feridos aparecem próximos à fuselagem enquanto equipes de resgate prestam socorro.
Segundo o Ministério dos Transportes do Cazaquistão, o acidente ocorreu durante uma tentativa de pouso emergencial, motivada, segundo investigações preliminares da vigilância aérea russa, por uma colisão com um pássaro.
Entre os passageiros, 37 eram do Azerbaijão, 16 eram russos, seis cazaques e três quirguizes. O voo foi redirecionado de Grozny, na Chechênia, devido à falta de visibilidade na região.
Uma comissão governamental foi criada no Cazaquistão para investigar as causas do acidente, em cooperação com o Azerbaijão. As autoridades locais estão trabalhando para identificar as vítimas e prestar assistência aos sobreviventes.
