GERAL
DNIT Asegura: Ponte da União em Cruzeiro do Sul não apresenta problemas estruturais

Nesta segunda-feira, 30, equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Corpo de Bombeiros realizaram uma vistoria na Ponte da União, localizada em Cruzeiro do Sul, após a identificação de um afastamento próximo a uma das cabeceiras. Segundo a superintendência do DNIT, não foram encontrados problemas estruturais na ponte.
A fiscalização, que ocorreu nos dias 29 e 30, foi descrita como minuciosa. A superintendência informou, através de sua Assessoria de Comunicação, que “não há nenhuma anomalia estrutural” que comprometa a segurança da estrutura.
A Ponte da União, que liga as margens do Rio Juruá, apresenta um afastamento, ou “brecha”, próximo à cabeceira do lado da Estrada da Variante, na entrada de Cruzeiro do Sul. Iniciada em 2009 e inaugurada em 14 de agosto de 2011 pelo ex-governador Sebastião Viana, a obra custou R$ 150 milhões e é notável por ser a única no Brasil projetada para suportar terremotos.
A estrutura da ponte é impressionante, composta por:
-18 mil toneladas de concreto
-4,2 mil toneladas de aço
-2,6 mil quilômetros de estacas para fundação
-70 mil sacos de cimento de 50 quilos
Com a confirmação do DNIT, a população pode ficar tranquila quanto à segurança da Ponte da União, que continua sendo uma importante via de acesso na região.
