Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Acre fica de fora da primeira turma do alistamento militar feminino

Publicado em

O Exército Brasileiro deu um passo histórico ao abrir, pela primeira vez, o alistamento militar para mulheres. As inscrições iniciaram nesta quarta-feira, 01 de janeiro, e seguem até 30 de junho, com cerca de 1.500 vagas distribuídas em 28 municípios de 13 estados e no Distrito Federal.

No entanto, o Acre, apesar de ser um estado com grande tradição militar, foi excluído dessa primeira fase do alistamento feminino. A decisão gerou questionamentos e frustração em algumas mulheres acreanas que desejavam servir ao país.

Continua depois da publicidade

A primeira turma de mulheres a ingressar no serviço militar irá iniciar suas atividades em 2026, seguindo um processo semelhante ao serviço militar obrigatório para homens. O Contra-Almirante André Gustavo Guimarães, subchefe de Mobilização da Defesa, destaca a importância da inclusão feminina para a qualificação da força de trabalho das Forças Armadas.

“Elas vão poder entrar e conhecer as Forças, e participar de todo esse processo que implica em uma transformação social, uma transformação do caráter da cidadã”, afirmou o Contra-Almirante.

Continua depois da publicidade

Para se alistar, as candidatas devem residir em um dos municípios contemplados no Plano Geral de Convocação e completar 18 anos em 2025. A inscrição pode ser realizada online, pelo site alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar.

O processo de recrutamento inclui etapas como alistamento, seleção geral e complementar, designação/distribuição e incorporação. As mulheres que forem selecionadas ocuparão a graduação de soldado e terão os mesmos direitos e deveres dos homens.

O Ministério da Defesa pretende aumentar gradualmente o número de mulheres recrutadas pelo Serviço Militar Inicial Feminino, com o objetivo de atingir 20% das vagas.

Continua depois da publicidade

A ausência do Acre na primeira fase do alistamento militar feminino levanta questionamentos sobre os critérios de seleção e a representatividade regional. A expectativa é que o estado seja incluído em próximas etapas, ampliando as oportunidades para mulheres acreanas que desejam contribuir para a defesa do país.

Cidades com vagas

Continua depois da publicidade

Para 2025, serão oferecidas vagas para mulheres que morem nos seguintes municípios:

Águas Lindas de Goiás (GO)
Belém (PA)
Belo Horizonte (MG)
Brasília (DF)
Campo Grande (MS)
Canoas (RS)
Cidade Ocidental (GO)
Corumbá (MS)
Curitiba (PR)
Florianópolis (SC)
Formosa (GO)
Fortaleza (CE)
Guaratinguetá (SP)
Juiz de Fora (MG)
Ladário (MS)
Lagoa Santa (MG)
Luziânia (GO)
Manaus (AM)
Novo Gama (GO)
Pirassununga (SP)
Planaltina (GO)
Porto Alegre (RS)
Recife (PE)
Rio de Janeiro (RJ)
Salvador (BA)
Santa Maria (RS)
Santo Antônio do Descoberto (GO)
São Paulo (SP)
Valparaíso de Goiás (GO)

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement