Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Trump publica mapa em que Canadá aparece como parte dos Estados Unidos

Publicado em

Donald Trump, eleito presidente dos Estados Unidos nas eleições de 2024. (5/11/2024) Foto: REUTERS/Brian Snyder/File Photo

Em uma nova provocação ao país vizinho, o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, publicou nesta terça-feira, 7, em suas redes sociais, um mapa no qual o Canadá aparece como parte dos Estados Unidos.

Trump postou a imagem em sua rede Truth Social um dia após ter afirmado, depois de o primeiro-ministro Justin Trudeau anunciar sua renúncia, que o Canadá deveria se fundir com os Estados Unidos — um comentário que irritou o país vizinho.

“Os comentários do presidente eleito Trump demonstram uma total incompreensão do que faz do Canadá um país forte. Nunca recuaremos perante as ameaças”, declarou a ministra dos Negócios Estrangeiros, Melanie Joly, ao jornal X. Pouco depois, o primeiro-ministro Trudeau, acrescentou: “O Canadá nunca, mas nunca fará parte dos Estados Unidos”.

Continua depois da publicidade

Trump mencionou pela primeira vez o “Estado 51? durante um jantar com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, no final de novembro. Segundo a Fox News, o republicano brincou dizendo que, se o Canadá não pudesse arcar com tarifas de 25% sobre suas exportações para os EUA, então o país deveria ser incorporado pelos EUA. Desde então, passou a chamar Trudeau de governador.

Em dezembro, ele voltou a repetir em sua rede social a ideia de transformar o Canadá no 51º Estado de seu país, em meio à crise política no país vizinho. “Muitos canadenses querem que o Canadá se torne o 51º estado”, publicou. “Economizariam demais em impostos e proteção militar. Acho que é uma ótima ideia. Estado 51!!!”, acrescentou.

Falando com a imprensa menos de duas semanas antes de tomar posse em 20 de janeiro, Trump reiterou nesta terça-feira suas ambições territoriais para seu segundo mandato — especialmente com Canal do Panamá e Groenlândia — e não descartou o uso de força militar para assumir o controle dos territórios.

“Desde que vencemos as eleições, a percepção do mundo é diferente. Pessoas de outros países me telefonaram e disseram: ‘Obrigado, obrigado'”, afirmou Trump, ao apresentar sua agenda para os próximos quatro anos.

Eliminar a fronteira “artificialmente traçada” entre os Estados Unidos e o Canadá seria uma grande ajuda para a segurança nacional, ressaltou o republicano.

Ele disse, no entanto, que não usaria força militar para invadir o país, que abriga mais de 40 milhões de pessoas e é um parceiro fundador da Otan. Em vez disso, ele disse que confiaria na “força econômica” ao lançar o déficit comercial dos EUA com o Canadá — uma nação rica em recursos naturais que fornece aos EUA commodities como petróleo bruto e petróleo — como um subsídio que estaria chegando ao fim.

Continua depois da publicidade

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress