Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Alerta: Acre registra aumento significativo de síndromes gripais

Publicado em

O Acre enfrenta um preocupante aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o primeiro Boletim InfoGripe de 2025, divulgado pela Fiocruz. O boletim aponta uma probabilidade de crescimento de 75% nos casos, tanto em um horizonte de curto prazo (últimas três semanas) quanto no longo prazo (últimas seis semanas).

Os dados, referentes à semana epidemiológica 1 (29 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025), revelam um cenário complexo. O rinovírus surge como o principal agente causador de SRAG em crianças e adolescentes até 14 anos, enquanto a Covid-19, causada pelo Sars-CoV-2, prevalece entre a população idosa.

Continua depois da publicidade

Este aumento de casos, particularmente entre os idosos, acende um sinal de alerta para a possibilidade de um ressurgimento da Covid-19 no estado. A situação no Acre se agrava ao considerar que Rio Branco, capital do estado, figura entre as capitais com maior probabilidade (superior a 95%) de aumento de SRAG em curto prazo, juntamente com São Luís (MA) e Florianópolis (SC).

A recomendação é que a população redobre os cuidados com a higiene, mantenha a vacinação em dia e procure atendimento médico imediatamente ao apresentar sintomas respiratórios graves. A vigilância e o monitoramento da situação são cruciais para conter o avanço das síndromes gripais no Acre.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement