Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

CLIMA: Acre enfrenta semana de calor extremo e seca

Publicado em

O Acre se prepara para dias de sol escaldante e pouca chuva, um cenário inusitado para o verão amazônico, que normalmente é marcado por chuvas intensas e frequentes. A mudança climática, causada por ventos secos vindos do Marrocos e das ilhas de Portugal, promete transformar a paisagem do estado a partir desta quarta-feira (15).

De acordo com o meteorologista Davi Friale, o período mais estável da semana será entre quinta-feira (16) e domingo (19), com sol predominante e chuvas rápidas e localizadas, caso ocorram.

Continua depois da publicidade

A origem dos ventos que chegam ao Acre está em altas pressões atmosféricas formadas no noroeste da África. Eles cruzam o Atlântico e ganham força no hemisfério norte antes de atingir o estado, soprando de noroeste, com variações de norte, e intensidade fraca a moderada.

A diminuição das chuvas terá um impacto direto no nível do rio Acre, em Rio Branco. No último domingo, o rio marcava 8,24 metros, mas a previsão é que o volume caia para menos de 5 metros até o próximo domingo, dia 19.

Continua depois da publicidade

As temperaturas no Acre vão oscilar entre 31 e 34°C, podendo chegar a 36°C no fim de semana. As mínimas, por sua vez, ficarão entre 22 e 25°C em todos os municípios do estado.

É importante lembrar que, apesar do calor intenso e da baixa umidade, a previsão é que o tempo permaneça estável durante a semana. Para aproveitar os dias ensolarados, lembre-se de se proteger do sol com protetor solar, chapéu e roupas leves, e de se manter hidratado.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement