Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Após 12 anos de tentativas fracassadas, homem que perdeu disco rígido com 742 milhões de euros em Bitcoin é forçado a desistir

Publicado em

Getty Images

Décadas atrás, investir em criptomoedas era uma ideia que só interessava àqueles que acreditavam no potencial das moedas digitais sem valor físico. Como resultado, a passagem do tempo cobrou um preço que pode ser comparado ao prêmio em dinheiro de um torneio de Starcraft. E, infelizmente, para o protagonista da história de hoje, sua busca de 12 anos chegou ao fim.

Como aponta o site Ars Technica, James Howells ganhou destaque há alguns anos quando iniciou um projeto para procurar seu disco rígido em um aterro sanitário. Isso porque, para seu azar, ele se livrou de um disco rígido que continha 8 mil bitcoins, uma quantia equivalente a mais de 700 milhões de euros.

Desde 2013, Howells vem tentando, sem sucesso, acessar o depósito, já que, na época, seu investimento era de cerca de 8 milhões de euros. Hoje, depois de chegar muito perto de multiplicar esse valor por 100, um juiz determinou que Howells não tem nenhuma chance realista de sucesso em encontrar seu disco rígido. Citando a falta de motivos razoáveis e possíveis violações das leis ambientais, ele decidiu encerrar o caso após anos de controvérsia.

Impacto ambiental, riscos e prazo de prescrição

De acordo com a Lei de Controle de Poluição de 1974 de Newport, País de Gales, qualquer objeto entregue à autoridade do aterro torna-se propriedade do aterro. Assim, o conselho municipal argumentou que a escavação do aterro poderia liberar substâncias nocivas e representar sérios riscos à saúde pública e ao meio ambiente, razão pela qual rejeitou a solicitação da Howells. E, como já se passaram mais de seis anos do prazo de prescrição, já que os fatos ocorreram em 2013 e a ação foi ajuizada em 2024, ele não poderá fazer nada a respeito.

Continua depois da publicidade

Embora Howells tenha solicitado licenças em várias ocasiões desde 2013, nenhuma delas foi aprovada pelas autoridades locais. Atualmente, a recuperação do disco rígido envolveria a escavação de 10 a 15 mil toneladas de lixo em uma área de 2 mil metros quadrados, uma ação ilegal sem uma nova licença ambiental. Como resultado, Howells observou sua frustração com o sistema judicial britânico e lamentou não ter tido a oportunidade de defender seu caso em um julgamento completo. E, infelizmente, esse parece ser o último capítulo de uma busca de 12 anos.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress