Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Fortes chuvas causam alagamentos em Santa Catarina; carros ficam submersos e ônibus tomba com 15 pessoas

Publicado em

Vista aérea de Balneário Camboriú Foto: Guarda Municipal de BC

Fortes chuvas atingiram diversas cidades em Santa Catarina nesta quinta-feira, 16, deixando ruas alagadas e moradores em estado de alerta para deslizamentos. Entre os municípios mais afetados estão Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Governador Celso Ramos, Itajaí e Florianópolis.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, informou pode meio das redes sociais que vias estão interditadas e pediu para que os moradores não deixem suas residências, para que os reparos possam ser feitos. “Precisamos da via liberada para poder levar maquinário e viaturas de socorro para o Norte da Ilha e outras regiões”, disse.

Continua depois da publicidade

O Grupo de Respostas aos Desastres, composto por equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e parte operacional da secretaria de infraestrutura da capital, foi acionado e já está trabalhando em ocorrências.

Até o momento, foram registradas 41 ocorrências. Na SC 401, uma queda de árvore na região de Cacupé causou a interdição da pista nos dois sentidos. Já as ilhas de ônibus que vão em direção ao Norte da Ilha estão temporariamente canceladas.

Continua depois da publicidade

Um ônibus do transporte coletivo acabou tomando durante o temporal na Avenida Engenheiro Max de Souza, alça de acesso à Via Expressa. 15 passageiros foram retirados do veículo, mas ninguém ficou ferido.

Balneário Camboriú registrou um total de 197,8mm de chuva nas últimas 24 horas. A média esperada para todo o mês de janeiro era de 215mm, mas já atingiu os 236,2mm até o momento. A prefeita Juliana Pavan decretou situação de emergência na cidade.

A Defesa Civil do município de São José informou que a chuva persistente desta quinta-feira traz possibilidades de mais alagamentos e enxurradas. Em Itapema, crianças do Centro de Educação Alto São Bento precisaram deixar o local depois que a água começou a subir. Todos os pais foram avisados e orientados a buscar os filhos assim que possível.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil de Navegantes disse que a chuva em pouco tempo provocou alagamentos em pontos que não tinham histórico desse problema anteriormente. Nas últimas oito horas, já choveu o equivalente a quinze dias de chuva no mês de janeiro.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement