Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Acre: Chuvas abaixo da média, mas pancadas pontuais até o fim de janeiro

Publicado em

O Acre continua enfrentando um período de chuvas abaixo da média, de acordo com o meteorologista Davi Friale. Apesar da tendência de estiagem, que se mantém desde o início do verão, há previsão de pancadas de chuva, principalmente no leste e sul do estado, até o fim de janeiro.

Segundo o boletim do meteorologista, Rio Branco registrou apenas 65 mm de chuva até o dia 21 de janeiro, um número bem inferior à média histórica de 286 mm para o período. Apesar disso, o nível do rio Acre, que chegou a 4,8m, deve voltar a subir no fim de semana, mas sem risco de enchentes.

Continua depois da publicidade

Friale explica que a situação atual é resultado das condições oceânicas do Atlântico Norte e da circulação atmosférica dos últimos 60 anos, fatores que permitem análises precisas sobre o clima. Ele destaca que a seca, apesar de persistente, não deve gerar grandes preocupações com enchentes em Rio Branco e grande parte do estado.

As temperaturas nos próximos dias devem variar entre 29ºC e 34ºC, com possibilidade de queda para menos de 28ºC em dias com maior instabilidade e chuvas fracas. As mínimas devem oscilar entre 22ºC e 25ºC em todos os municípios.

Continua depois da publicidade

Enquanto o vale do Juruá ainda recebe ventos secos de noroeste, inibindo chuvas fortes e prolongadas, o leste e sul do Acre devem receber chuvas mais intensas, embora pontuais. A situação exige atenção, mas não há motivo para alarme em relação a enchentes, segundo o meteorologista.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement