Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Acre recebe 47 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue

Publicado em

O combate à dengue no Acre ganhou um importante reforço: 47,5 mil testes rápidos para diagnóstico da doença chegaram ao estado nesta segunda-feira (27). A iniciativa faz parte de um programa nacional do Ministério da Saúde, que distribuirá um total de 6,5 milhões de testes em todo o país.

Essa é a primeira vez que o teste rápido para dengue estará disponível na rede pública de saúde do Acre, ampliando as opções para identificação precoce da doença, principalmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais.

Continua depois da publicidade

A secretária adjunta de Assistência da Sesacre, Ana Cristina Moraes, explica que a distribuição dos testes levará em consideração o perfil epidemiológico de cada município. “Os primeiros a receber os testes serão aqueles em alerta vermelho, com mais casos de dengue, como Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira e Acrelândia. Mas todos os municípios do estado serão contemplados”, afirma.

O investimento do Ministério da Saúde na compra dos testes é de mais de R$ 17,3 milhões. A distribuição será feita em duas fases: 4,5 milhões na primeira remessa e 2 milhões como estoque estratégico para localidades com aumento de casos.

Continua depois da publicidade

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, destaca a importância do teste rápido como ferramenta de assistência na rede básica de saúde, permitindo um diagnóstico ágil. No entanto, ela reforça que a coleta de amostras para análise laboratorial continua sendo essencial para monitorar a circulação dos sorotipos do vírus.

Os testes serão disponibilizados nas unidades básicas de saúde, de acordo com a distribuição definida pelos gestores locais, garantindo acesso à população em todo o estado.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement