POLÍTICA
“Acabou Lulinha Paz e Amor”: Lula anuncia mudança de postura e ataque ao bolsonarismo

Em um discurso inflamado na noite desta sexta-feira (31/1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu um sinal claro de que sua estratégia para 2026 será mais combativa. Deixando para trás a imagem do “Lulinha paz e amor”, Lula prometeu uma postura mais incisiva nas redes sociais contra o bolsonarismo, declarando: “Acabou Lulinha paz e amor”.
A declaração foi feita durante um evento que oficializou Lindbergh Farias (PT-RJ) como o novo líder da legenda na Câmara dos Deputados, em meio a uma intensa movimentação política. A mudança no comando do PT na Câmara acontece às vésperas das eleições para as presidências da Câmara e do Senado, marcadas para este sábado (1º/2).
Segundo fontes do Metrópoles, a mudança de postura de Lula vai além das palavras. O presidente sinalizou que pretende fazer comparações diretas entre os primeiros anos de seus governos e os de Jair Bolsonaro, intensificando a agenda pelo país com o objetivo de “colocar Lula no meio do povo”. As bancadas do PT foram convocadas a intensificar a campanha no interior do Brasil.
A nova estratégia de Lula terá como foco a defesa do regime democrático e a mobilização da base petista. O presidente também aproveitou a ocasião para “dar um gás” na bancada, motivando-os a intensificar o trabalho político.
A mudança na postura de Lula ocorre em um momento de queda na avaliação positiva do governo, de acordo com pesquisas recentes. A retomada da agenda de entrevistas coletivas, após uma troca no Ministério das Comunicações, também demonstra a intenção do presidente de ter maior visibilidade na mídia.
Com a declaração “Acabou Lulinha paz e amor”, Lula deixa claro que a campanha para 2026 já começou, e que o combate ao bolsonarismo será uma das principais armas do PT.
