Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

EUA vão suspender tarifas sobre o México por um mês após acordo entre Trump e Sheinbaum

Publicado em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Foto: Reprodução/Getty Images

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos,  disse nesta segunda-feira, 3, que concordou em “pausar imediatamente” as tarifas sobre o México por um mês depois de uma conversa “muito amigável” com a presidente do país, Claudia Sheinbaum.

No sábado, 1º, Trump assinou três ordens para impor tarifas de 25% sobre produtos do México e do Canadá, além de taxar em 10% as importações da China. Com o novo acordo, as tarifas de 25% sobre o produtos mexicanos ficam suspensas por um mês.

Continua depois da publicidade

“Acabei de falar com a presidente Claudia Sheinbaum, do México. Foi uma conversa muito amigável em que ela concordou em fornecer imediatamente 10 mil soldados mexicanos na fronteira que separa o México e os Estados Unidos. Esses soldados serão especificamente designados para impedir o fluxo de fentanil e imigrantes ilegais para o nosso país”, escreveu Trump na rede social Truth Social.

Em uma publicação feita em sua rede social X, Sheinbaum confirmou o acordo para suspensão da tarifa. Em troca da pausa na aplicação de tarifas de 25% contra suas exportações aos EUA, o México reforçará a fronteira com 10 mil homens da Guarda Nacional para combater o tráfico de drogas, especialmente de fentanil, um opioide sintético responsável pela maior parte das overdoses nos EUA nos últimos anos.

Continua depois da publicidade

Além disso, os EUA concordaram em ampliar a fiscalização de armas traficadas na direção sul da fronteira. “Nossas equipes começarão hoje (segunda-feira, 3) a trabalhar em duas áreas: segurança e comércio”, disse Sheinbaum.

O México reforçará imediatamente a fronteira norte com 10 mil membros da Guarda Nacional para impedir o tráfico de drogas do México para os Estados Unidos, particularmente fentanil.

Os Estados Unidos estão comprometidos em trabalhar para impedir o tráfico de armas de alta potência para o México.
As equipes dos dois países começarão a trabalhar em duas frentes: segurança e comércio.
As tarifas comerciais entre os dois países estão suspensas por um mês a partir de agora.

Continua depois da publicidade

Tarifaço

A guerra comercial deflagrada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com tarifaço contra Canadá, México e China e a promessa de sobretaxas contra a União Europeia, chacoalhou os mercados financeiros nesta segunda-feira, 3, com bolsas operando no vermelho no mundo todo.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement