POLÍTICA
Lula garante “relação política sem problemas” com novos presidentes do Legislativo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (3) que a relação política entre o Poder Executivo e as casas legislativas será “sem problemas” sob a liderança dos novos presidentes, Hugo Motta (Republicanos) na Câmara dos Deputados e Davi Alcolumbre (União Brasil) no Senado. Lula se reuniu com os líderes após a eleição no último sábado (1°), demonstrando a importância de iniciar a nova legislatura com diálogo e harmonia entre os poderes.
“Eu sou amigo dos dois, tenho conhecimento do compromisso democrático que os dois têm e eu quero dizer para eles que eles não terão problema na relação política com o Poder Executivo”, afirmou Lula em declaração à imprensa após o encontro no Palácio do Planalto.
O presidente garantiu que manterá o diálogo com as lideranças e que enviará projetos apenas “de interesse vital para o povo brasileiro”, priorizando o diálogo e a convergência entre os partidos. “Jamais eu mandarei um projeto para a Câmara dos Deputados ou o Senado sem antes ouvir a liderança dos partidos políticos, que é os que vão brigar, lá dentro, para aprovar esses projetos”, declarou Lula, ressaltando a importância da união para a aprovação de medidas importantes para o país.
Lula também destacou que as questões partidárias e ideológicas que dividiram os candidatos durante as eleições devem ficar em segundo plano. “Eu tenho certeza que a nossa convivência será um exemplo de fortalecimento da democracia brasileira”, disse o presidente, enfatizando a necessidade de um clima de cooperação entre os poderes para o bem do país.
“A normalidade de um país é a convivência tranquila e pacífica entre os poderes. O Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, cada um sabendo a tarefa que tem”, concluiu Lula, reforçando a importância do respeito às funções de cada poder para a consolidação da democracia.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou que o governo apresentará aos parlamentares, na próxima semana, os projetos prioritários do Executivo para os próximos dois anos, incluindo medidas de estímulo ao micro e pequeno empreendedor, isenção de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, propostas para a educação, combate às mudanças climáticas e crimes digitais.
O Senado, sob a liderança de Davi Alcolumbre, que já ocupou o cargo entre 2019 e 2021, busca construir um Poder Legislativo “forte, altivo, equilibrado e que possa verdadeiramente dar as respostas à sociedade brasileira em parceria com o Poder Executivo”, conforme afirmou o senador. Alcolumbre considera o encontro com Lula um gesto de maturidade institucional e um passo importante para a construção de uma relação harmônica entre os poderes.
Na Câmara, o novo presidente, Hugo Motta, com apenas 35 anos, será o mais jovem a ocupar o cargo desde a redemocratização do país. Ele se coloca à disposição para construir uma pauta positiva para o Brasil, “sempre buscando termos uma agenda que seja produtiva, que temas importantes possam ser tratados e que essa harmonia, esse diálogo entre os poderes possa perseverar”, declarou Motta.
O início dos trabalhos legislativos nesta segunda-feira (3) marca uma nova etapa na política brasileira, com a expectativa de que a relação entre os poderes seja marcada pelo diálogo e pela busca por soluções para os desafios do país. A primeira missão dos parlamentares será a definição dos presidentes e vices das comissões temáticas permanentes.
