Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

‘Teto de ouro’: veja como era a Igreja São Francisco de Assis antes de desabamento

Publicado em

Construída entre os séculos XVII e XVIII, a Igreja de São Francisco é classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Foto: Márcio Filho/MTur

A Igreja de São Francisco de Assis, que parte do teto desabou na tarde desta quarta-feira, 5, no Centro Histórico de Salvador, é um dos principais cartões-postais da capital baiana. Ao menos uma pessoa morreu e seis ficaram feridas.

Embora tenha ficado coberta por destroços após o desabamento, a histórica igreja é famosa por sua exuberante decoração barroca e o interior ricamente ornamentado com ouro.

Continua depois da publicidade

Construída entre os séculos 17 e 18, a Igreja e o Convento de São Francisco são classificados como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Na área interna da igreja tudo tem um significado. Seus azulejos portugueses do século 18 reproduzem o nascimento de São Francisco e estão adornados por talhas de madeira moldadas com ouro em pó e com símbolos do barroco brasileiro: folhas, pelicanos, flores e anjinhos.

Continua depois da publicidade

A igreja ainda possui imagens policromadas de mestres santeiros baianos, obras-primas da arte sacra, muito jacarandá esculpido e duas pias de pedra, doadas por D. João V, púlpitos e teto com várias pinturas sacras.

O teto, cuja parte desabou, tem imagens de São Pedro de Alcântara, São Benedito, São José, Coração de Jesus, Santo Antônio e São Francisco de Assis no altar-mor.

Ainda dentro da igreja, destacam-se as imagens de Nossa Senhora (N.S) da Conceição, N. S. da Glória, N. S. da Piedade, N. S. Santana, Santa Luzia e São Domingos.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement