BRASIL
Covid-19: Norte do Brasil em alerta, enquanto o país mostra queda geral em casos graves

Apesar de uma leve melhora no panorama nacional da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19, a Região Norte do Brasil ainda enfrenta um desafio: cinco estados – Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins – registram aumento de casos graves associados à doença.
O Boletim Infrogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que, no período de 1º de janeiro a 1º de fevereiro, foram registrados 1.222 casos de SRAG por covid-19 no Brasil. Apesar disso, o país como um todo apresenta uma tendência de queda nos casos de SRAG, independente da causa, tanto em curto quanto em longo prazo.
No entanto, a Região Norte se destaca negativamente, com nove estados apresentando tendência de crescimento no longo prazo: Alagoas, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins.
É importante destacar que, apesar da covid-19 ser o principal vírus responsável pelos casos de SRAG em idosos, o rinovírus se destaca como o principal causador da síndrome em crianças e adolescentes de até 14 anos.
A pesquisadora Tatiana Portella, da Fiocruz, ressalta a importância de manter a vigilância e seguir as recomendações de saúde:
-Isolamento: Pessoas com sintomas gripais devem ficar em casa para evitar a propagação de vírus.
-Máscara: Utilize máscara em ambientes fechados e em locais com aglomeração.
-Vacinação: Mantenha a vacinação contra a covid-19 em dia.
É fundamental que as autoridades de saúde intensifiquem as ações de prevenção e controle da covid-19 na Região Norte, especialmente em relação à vacinação e ao combate à proliferação do vírus. A população deve estar atenta aos sintomas e procurar atendimento médico caso necessário.
