Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

‘Explosão foi instantânea’, diz homem que presenciou queda de avião em SP

Publicado em

Um avião de pequeno porte caiu na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, na manhã desta sexta- feira, 7. Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

Um vigilante patrimonial correu para tentar salvar as vítimas que estavam no avião que caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira, 7. José Carlos Teodoro, 62 anos, presenciou o momento em que a aeronave tentou pousar na via, mas acabou batendo em um ônibus e explodiu.

Ao Terra, ele contou que estava voltando do trabalho e parou para tomar café da manhã, próximo ao Fórum da Barra Funda. Segundo o homem, a aeronave de pequeno porte deu ‘uma rasante’ antes de cair.

Continua depois da publicidade

“Pelo barulho do motor, eu percebi que ele estava com problema. Eu fiquei olhando. Na hora que ele tentou o pouso aqui na Avenida Marquês de São Vicente, eu vi que ele deu uma virada, foi na hora que ele pensou rápido. Ele deu o arrasante e baixou de vez. Falei: ‘aquele avião vai cair’. Quando o piloto tentou o pouso de emergência, achei que poderia dar certo”, afirmou.

No entanto, segundo Teodoro, o avião bateu em um cabo de alta tensão e arrancou o semáforo da avenida, levando o item junto. Além disso, segundo o relato do homem, uma árvore também foi arrancada pela aeronave.

Continua depois da publicidade

“Nisso, na hora que ele deu aquele rasante, que ele abaixou, eu acho que ele perdeu o controle. Ia dar certo o pouso de emergência dele. Só que como ele bateu no fio e no poste do farol, perdeu o controle”, descreveu.

O vigilante lembrou que o trem de pouso do veículo se arrastou na via, espalhando combustível pelo local, até que bateu contra o ônibus, que estava parado no sinal vermelho, em um ponto de embarque. No local, além do forte cheiro de combustível, a reportagem viu as marcas do pneu pela avenida.

“A explosão foi instantânea, né? Porque deu faísca. Eu vi de lá de trás, eu vi quando saiu a fumaça subindo e o barulho também. Pensei na hora em socorrer as vítimas”, disse. Mas Teodoro não conseguiu se aproximar, devido ao calor extremo provocado pelas chamas, assim como o cheiro forte de combustível.

Continua depois da publicidade

Em poucos minutos, uma viatura da Polícia Militar chegou ao local e pediu para que ele se afastasse. O vigilante acredita que o piloto tentou pousar ali na avenida pois não havia muitos veículos no local.

A aeronave decolou do Aeroporto Campo de Marte por volta das 7h15, caiu na avenida pouco tempo  depois, bateu em um ônibus e pegou fogo. O avião tinha como destino Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas que estavam dentro da aeronave, o piloto e o copiloto, morreram no local. Além disso, seis pessoas ficaram feridas, duas delas de forma mais grave: um motoqueiro que foi atingido por uma peça e uma senhora que estava no interior do ônibus atingido pelo avião ao cair. Quatro vítimas leves foram socorridas para hospitais da região.

As autoridades ainda não informaram as possíveis causas do acidente. Mas a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que investigadores já foram acionados para a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias.

“A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.”

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement