TECNOLOGIA
Clientes se queixam de instabilidade para fazer operações com Pix em diversos bancos

Muitos relatos de instabilidade no sistema Pix foram verificados nas redes sociais no início da tarde desta sexta-feira (7). Usuários se queixaram do problema em relação aos bancos Bradesco, Nubank, Pic Pay e Itaú.
O site downdetector, que monitora as oscilações na estabilidade de vários aplicativos e serviços digitais, registrou um aumento nas queixas a partir de 12h30. Em contato com o Terra, o Bradesco negou haver instabilidade e informou que as transações podem ser efetuadas normalmente.
O Nubank, por sua vez, informou que um time de especialistas está trabalhando para resolver ‘a questão que está afetando o envio de pix’. Os demais bancos, até o momento de publicação da matéria, não se pronunciaram. Deste modo, a reportagem do Terra tentou fazer uma transação via pix por volta de 14h25 e a operação foi concluída com êxito.
O Pix foi lançado em novembro de 2022 e rapidamente caiu no gosto dos brasileiros. O sistema de pagamento instantâneo é mantido pelo Banco Central, que ainda também não emitiu nenhum comunicado especificamente sobre o caso em seus canais oficiais. A última publicação do BC no Instagram, inclusive, é uma fala do presidente, Gabriel Galípolo, exaltando o produto.
“O Pix tem potencial técnico para viabilizar uma integração com sistemas internacionais de pagamento instantâneo (…). Esse movimento seria importante para a otimização de pagamentos transfronteiriços nas Américas”, declarou em painel realizado na Cidade do México, e promovido pelo BIS (Banco de Compensações Internacionais), na quinta-feira (6).