Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Rio Branco enfrenta oito dias de chuva em menos de duas semanas, elevando o nível do Rio Acre e aumentando o risco de inundações

Publicado em

Foto: Ilustrativa

A Defesa Civil de Rio Branco alerta para a rápida elevação do nível do Rio Acre, impulsionada pelas fortes chuvas que atingem a cidade nos últimos dias. O rio subiu cinco centímetros por hora na manhã desta segunda-feira (10), após uma leve retração no domingo. A situação se repete à da semana anterior, quando o rio subiu cinco metros entre quarta-feira e sábado.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, afirma que o volume de chuvas neste início de fevereiro é o maior do ano, e pode indicar o início de um período de cheia contínua. “Já tivemos chuva em oito dos primeiros dez dias de fevereiro, e essa última foi a maior de todas neste ano”, destacou Falcão.

Continua depois da publicidade

Com a previsão de chuvas acima da média nas próximas semanas, a preocupação da Defesa Civil aumenta. O rio pode não retrair tanto quanto antes, permanecendo em níveis elevados e aumentando o risco de inundações.

Além do Rio Acre, os igarapés também são motivo de apreensão, pois podem subir rapidamente e causar inundações em poucas horas. “Em poucas horas, muitas casas e bairros podem ser atingidos, enquanto o Rio Acre tem uma velocidade de subida um pouco menor”, explicou Falcão.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil segue monitorando a situação e reforça a necessidade de atenção redobrada tanto para o Rio Acre quanto para os igarapés. “A preocupação é constante. Já estamos preparados para atuar nas fases seguintes do plano de resposta caso a situação se agrave”, concluiu Falcão.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement