MUNDO
Estrela e seu planeta podem ter alcançado velocidade recorde na Via Láctea

Parece que astrônomos encontraram uma estrela e um planeta candidatos aos mais rápidos já observados. Os astros se movem a 540 km/s, velocidade equivalente a quase o dobro daquela em que nosso Sistema Solar viaja pela Via Láctea. Se confirmados, eles vão quebrar o recorde de sistema de exoplaneta com a maior velocidade de movimento já vista.
Sean Terry, pesquisador do Centro Goddard de Voos Espaciais, da NASA, disse que o sistema parece ser formado por um exoplaneta do tipo supernetuno, que orbita uma estrela pouco massiva a uma distância que o deixaria entre as órbitas de Vênus e da Terra — portanto, está fora da zona habitável dela. “Se confirmado, este vai ser o primeiro planeta já visto orbitando uma estrela de hipervelocidade”, acrescentou.
Os objetos foram observados pela primeira vez em 2011, quando pesquisadores analisaram dados do projeto MOA (Microlensing Observations in Astrophysics), voltado para a busca de microlentes gravitacionais, em busca de sinais que revelassem a presença dos exoplanetas. Tais lentes ocorrem quando algum objeto massivo distorce o tecido do espaço-tempo, fazendo com que a luz de uma estrela ao fundo percorra a distorção e seja ampliada.
