Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Operação “Parlatórium” desmascara esquema de empréstimos fraudulentos no Amazonas

Publicado em

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) deflagrou na sexta-feira (14) a operação “Parlatórium”, investigando um esquema de empréstimos fraudulentos que utilizava a Câmara Municipal de Itamarati como fachada. A ação, realizada em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Civil, cumpriu mandados de busca e apreensão em Itamarati e Manaus.

A investigação revelou que documentos e procurações de pessoas alheias ao esquema foram utilizados para obter empréstimos consignados fraudulentos na Caixa Econômica Federal. A suspeita é de que essas pessoas não prestavam serviços à Câmara Municipal e eram utilizadas como “fantasmas” para a obtenção dos empréstimos.

Continua depois da publicidade

Entre 2021 e 2023, aproximadamente 100 procurações foram expedidas no nome de uma única pessoa a pedido de um vereador investigado. Diversas vítimas, desconhecendo a existência dos empréstimos, procuraram a Promotoria de Justiça após serem acionadas judicialmente pela Caixa Econômica.

A operação “Parlatórium” busca desvendar a extensão do esquema e o possível dano ao erário. A Polícia Federal também participa da apuração paralela. O caso reforça a importância de fiscalizar os recursos públicos e combater a corrupção em todos os níveis do governo.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement