Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Atentado a tiros contra ex-prefeito de Taboão da Serra durante campanha foi forjado, diz jornal

Publicado em

José Aprígio da Silva foi baleado em Taboão da Serra (SP) em 18 de outubro de 2024. Foto: Reprodução

A tentativa de homicídio contra José Aprígio da Silva (Podemos), de 72 anos, então candidato à reeleição para a prefeitura de Taboão da Serra (SP), ocorrido em 18 de outubro de 2024, em meio à campanha, foi forjada, de acordo com jornal Folha de S. Paulo. O falso ataque a tiros foi para que Aprígio conseguisse destaque e, com isso, a reeleição.

Os investigados decidiram simular um ataque a tiros contra o veículo de Aprígio para que ele obtivesse vantagens na disputa eleitoral para a prefeitura contra seu adversário no segundo turno, Engenheiro Daniel (União Brasil). Mesmo com o ataque, Aprígio não conseguiu se reeleger e perdeu a disputa.

Continua depois da publicidade

A Polícia Civil de Taboão da Serra e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo, deflagraram na manhã desta segunda-feira, 17, a Operação Fato Oculto. Os agentes cumprem dez mandados de busca e apreensão.

A operação prendeu temporariamente duas pessoas, incluindo o irmão de Aprígio. Foram apreendidos ainda celulares, computadores, dinheiro e armas.

Continua depois da publicidade

A reportagem do Terra não localizou a defesa de Aprígio até a publicação deste texto. A prefeitura de Taboão da Serra (SP) também não se posicionou diante da conclusão das investigações.

Ataque

Aprígio estava em um carro oficial a caminho de uma coletiva de imprensa no momento da ação dos criminosos, segundo a assessoria de comunicação do prefeito informou à reportagem na época. Pouco antes, ele realizou uma visita a bairros atingidos pelas fortes chuvas da semana passada.

Continua depois da publicidade

O então prefeito foi atingido no ombro e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Akira Tada, em Taboão da Serra. Posteriormente, foi transferido para o Hospital Albert Einstein, na capital paulista. Durante todo o período que ficou no hospital, estado de saúde dele era considerado estável.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement