Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Telescópio espacial detecta raro ‘anel de Einstein’ de luz ao redor de galáxia

Publicado em

Anel de Einstein registrado pelo telescópio Euclides — Foto: ESA

O telescópio espacial Euclides, da Agência Espacial Europeia (ESA), detectou um raro halo de luz brilhante ao redor de uma galáxia próxima.

O halo, conhecido como “anel de Einstein”, circunda uma galáxia a 590 milhões de anos-luz de distância – considerada próxima pelos padrões cósmicos. Um ano-luz equivale a 5,8 trilhões de milhas.

Continua depois da publicidade

Astrônomos já conhecem essa galáxia há mais de um século e, por isso, ficaram surpresos quando o Euclides revelou o anel brilhante e luminoso, conforme publicado na revista “Astronomy and Astrophysics”.

Um anel de Einstein ocorre quando a luz de uma galáxia muito mais distante se curva de forma a circundar perfeitamente um objeto mais próximo – neste caso, uma galáxia bem conhecida na constelação de Draco. A galáxia distante que cria o anel está a mais de 4 bilhões de anos-luz de distância.

Continua depois da publicidade

A gravidade distorceu a luz dessa galáxia mais distante, dando origem ao fenômeno conhecido como lente gravitacional, nomeado em homenagem a Albert Einstein.

“Todas as lentes gravitacionais fortes são especiais porque são muito raras e incrivelmente úteis cientificamente. Esta, em particular, é ainda mais especial, pois está muito próxima da Terra e seu alinhamento a torna muito bela”, disse o autor principal do estudo, Conor O’Riordan, do Instituto Max Planck de Astrofísica, na Alemanha, em um comunicado.

O Euclides foi lançado da Flórida em 2023. A NASA participa da missão, que busca detectar energia escura e matéria escura no universo.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement