CIDADES
Amazônia no Vaticano? Arcebispo de Manaus pode ser o próximo Papa

A especulação sobre a sucessão do Papa Francisco ganhou novo fôlego após sua recente internação. Em meio a esse cenário, o nome de Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, ganha destaque como um possível candidato ao papado.
Dom Leonardo, nomeado pelo próprio Papa Francisco como o primeiro cardeal da Amazônia brasileira, representa um novo perfil para a Igreja Católica, com forte ligação à região e às questões socioambientais.
O jornal A Crítica destaca que a possibilidade de um Papa brasileiro da Amazônia não é remota, tendo em vista que Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, também é um cardeal apto à sucessão.
O conclave, processo eleitoral que define o novo pontífice, reúne cerca de 120 cardeais de todo o mundo, representando diversas culturas e países. Para participar, os cardeais devem ter menos de 80 anos.
A escolha do próximo Papa é um momento crucial para a Igreja Católica, e a possibilidade de um líder da Amazônia brasileira abre um novo horizonte para a instituição, com foco em questões como a ecologia, a justiça social e a inclusão.
