Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Operação “Fake Work” desarticula golpe das missões em seis Estados, com três prisões no Acre

Publicado em

Uma ação conjunta das Polícias Civis de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Acre resultou na desarticulação de uma organização criminosa responsável pelo “golpe das missões” em uma operação nacional batizada de “Fake Work”. Deflagrada na manhã desta quarta-feira (19), a operação cumpriu 20 decisões judiciais, incluindo mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, em diversas cidades, incluindo Rio Branco e Tarauacá no Acre.

No Acre, três pessoas foram presas por participação direta no esquema, que movimentou cerca de R$ 93 milhões em todo o país. A investigação teve início após uma vítima em Goiânia denunciar um prejuízo de R$ 109.300,00.

Continua depois da publicidade

O golpe consistia na promessa de ganhos financeiros fáceis por meio de tarefas simples online, como curtir publicações e avaliar estabelecimentos. As vítimas eram incentivadas a investir valores cada vez maiores, sob a falsa promessa de retornos expressivos que nunca se concretizavam.

As apurações revelaram que pelo menos 716 pessoas foram vítimas do esquema em todo o Brasil. A maior parte dos valores arrecadados pela organização criminosa, cerca de 83% do total, foi transferida para uma empresa de fachada sediada em Goiânia, utilizada para lavagem de dinheiro por meio da técnica da “mescla”, que mistura recursos lícitos e ilícitos para dificultar o rastreamento financeiro.

Continua depois da publicidade

O proprietário da empresa já possuía antecedentes criminais, tendo sido preso anteriormente pela Polícia Federal por envolvimento em operações de lavagem de dinheiro, incluindo transações internacionais na Rússia.

A operação “Fake Work” demonstra o alcance e a sofisticação de esquemas de fraude eletrônica que se espalham pelo país, e destaca a importância da cooperação entre as forças policiais para combater esse tipo de crime. A prisão dos envolvidos no Acre é um passo crucial para desarticular a organização criminosa e evitar que mais pessoas sejam vítimas do golpe.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement