ENTRETENIMENTO
Polícia investiga hospital por vazar dados médicos de Shakira

A cantora Shakira, de 48 anos, precisou ser hospitalizada às pressas nos últimos dias após sentir fortes dores abdominais. Ela realizou exames, recebeu tratamento adequado e teve alta rápido o suficiente para não precisar cancelar seu segundo show em Lima, no Peru.
Enquanto Shakira continua sua turnê mundial, o hospital em que ela ficou internada enfrenta uma investigação pelo vazamento de dados médicos da cantora. Segundo a agência de notícias AFP, a Superintendência Nacional de Saúde (Susalud) inspecionou a Clínica Delgado Auna, em Lima, para colher provas após a abertura de uma investigação.
“Eles [unidade médica] deram a sua explicação, que é confidencial”, disse Ruby Cubas, porta-voz da Susalud, em entrevista à AFP.
Apesar de não haver risco de as autoridades fecharem o complexo hospitalar, vazar dados médicos de alguém é considerado uma infração grave, podendo haver multa.
Nas redes sociais, o estabelecimento se pronunciou sobre o assunto, afirmando que iniciou “um processo contra as pessoas responsáveis por essa infração ética grave”.
A porta-voz da Susalud, por sua vez, informou que o caso de Shakira é notório, mas “o que aconteceu com ela poderia ter acontecido com qualquer paciente”.
O que aconteceu com Shakira?
No sábado, 15, Shakira compartilhou um comunicado informando que precisaria cancelar sua apresentação em Lima porque estava internada com dores abdominais.
O show de Shakira estava previsto para ser realizado em Lima, capital do país, no Estádio Nacional do Peru. O show seria o primeiro após suas apresentações no Brasil.
“Lamento informar que esta noite fui hospitalizada de forma emergencial por um quadro de problema abdominal e estou hospitalizada neste momento. Os médicos que me atenderam disseram que não tenho condições de fazer o show esta noite. Estou muito triste por não poder subir ao palco hoje. Estava muito empolgada e emocionada para reencontrar meu querido público peruano”, disse ela, no comunicado inicial.
“Espero que amanhã eu esteja melhor e que me deem alta o mais rápido possível para que eu possa fazer esse show para o qual me preparei tanto por causa de vocês. Meu plano é realizar esse show o mais breve possível. Minha equipe e produção estão trabalhando em uma nova data para vocês. Obrigada pela compreensão. Amo muito vocês. Shakira”, complementou o texto.
Na segunda-feira, 17, Shakira tinha outro show marcado para Lima. Após receber o tratamento adequado e realizar alguns exames, ela teve alta médica para se apresentar.
Cancelamento de Shakira gerou confusão
Enquanto Shakira recebeu apoio na web, o contrário ocorreu na vida real. Quando ela anunciou o cancelamento do show de domingo, 16, fãs já aguardavam e faziam fila no Estádio Nacional. Um site peruano, de nome Trome, divulgou um vídeo em que muitos admiradores da colombiana são vistos exigindo o reembolso imediato.
O site peruano, com informações da TikToker La Mana, ainda deu detalhes sobre o estado de saúde da cantora, afirmando que ela deu entrada no hospital às 5h de domingo, apresentando um quadro de gastrite e que precisou realizar uma endoscopia. O resultado do exame, entretanto, ainda não foi divulgado à imprensa.
