CIDADES
Novo ataque armado coloca em risco a paz na TI Apyterewa, no Pará

A aldeia Tekatawa, do povo parakanã, na Terra Indígena (TI) Apyterewa, no Pará, foi alvo de um novo ataque armado na madrugada de quarta-feira (19). O ataque, que deixou a aldeia isolada após a destruição de uma ponte, é o terceiro em menos de três meses, segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).
O cacique Mama Parakanã relatou que homens armados invadiram a aldeia, disparando diversos tiros de diferentes calibres. Apesar do confronto, ninguém se feriu, mas as mulheres, crianças e idosos foram evacuados para uma aldeia vizinha por precaução.
O MPF, que foi comunicado do ataque na quinta-feira (20), já encaminhou a denúncia à Polícia Federal (PF), que investiga os episódios anteriores. A Coiab e o Cimi cobram medidas urgentes das autoridades para garantir a segurança e a proteção dos direitos dos indígenas.
A TI Apyterewa, que já foi o território mais desmatado da Amazônia Legal, passou por uma megaoperação de desintrusão em 2023, com o objetivo de devolver a área aos parakanã. Apesar da desintrusão e da redução do desmatamento, a região continua sofrendo com a cobiça de invasores, que parecem estar retaliando a reocupação do território pelos indígenas.
O ataque mais recente demonstra a necessidade urgente de ações eficazes para proteger os indígenas e garantir a segurança e a paz na TI Apyterewa. A comunidade indígena, em constante risco, clama por justiça e por medidas que garantam a sua proteção e o direito à vida.
