MUNDO
‘Pode voltar quando estiver pronto para a paz’, diz Trump à Zelensky

O presidente e o vice-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e JD Vance, tiveram uma discussão acalorada com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta sexta-feira, 28, no Salão Oval da Casa Branca. Os líderes norte-americanos chamaram o presidente ucraniano de “desrespeito” e de flertar com a “Terceira Guerra Mundial”.
Após a discussão, Trump fez uma publicação na Truth Social afirmando que a situação foi um desrespeito e determinou que Zelensky não estava “pronto para a paz”.
“É incrível o que emerge através da emoção, e eu determinei que o Presidente Zelensky não está pronto para a paz se a América estiver envolvida, porque ele sente que nossa participação lhe dá uma grande vantagem nas negociações. Eu não quero vantagem, eu quero PAZ. Ele desrespeitou os Estados Unidos da América em seu precioso Salão Oval. Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz”, escreveu.
Segundo informações da emissora norte-americana NBC News, a coletiva de imprensa que aconteceria no período da tarde desta sexta-feira, 28, foi cancelada e o presidente ucraniano deixou a Casa Branca mais cedo do que previsto. No entanto, não há informações se foi por uma escolha dele ou se foi a pedido de Trump.
Entenda
Nesta sexta-feira, 28, Volodymyr Zelensky e Donald Trump se encontrariam para tratar de um potencial acordo entre os dois países para a participação dos EUA na indústria mineral ucraniana. No entanto, durante uma das reuniões com a presença da imprensa, o tom mudou.
A discussão começou após JD Vance ter expressado que o “o caminho para a paz e o caminho para a prosperidade talvez seja o engajamento na diplomacia”, e direcionou críticas ao ex-presidente Joe Biden, afirmando que ele optou por um caminho de “bater no peito e fingir que” as palavras dos Estados Unidos importam mais do que as ações dos Estados Unidos.
Zelensky disse não ter entendido do que o vice-presidente estava falando, descrevendo o relacionamento da Ucrânia com a Rússia e em seguida questionou se o político já tinha sequer visitado o país. Neste momento, Vance começou a repreender o presidente ucrâniano o chamando de “desrespeitoso”.
