GERAL
Aneel mantém bandeira verde; contas de luz sem acréscimo

A Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, anunciou que a bandeira tarifária verde será mantida em março, garantindo que não haverá cobrança adicional na sua conta de luz.
Essa é uma ótima notícia para o bolso dos consumidores! A bandeira verde indica que as condições de geração de energia no país estão favoráveis, principalmente devido ao período chuvoso que elevou os níveis dos reservatórios e permitiu maior produção pelas usinas hidrelétricas.
Desde dezembro de 2024, a bandeira verde está em vigor, proporcionando alívio para os consumidores. A Aneel explica que, com a maior produção de energia hidrelétrica, a necessidade de acionar usinas termelétricas, que geram energia mais cara, diminuiu significativamente.
Entenda as bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para refletir os custos variáveis da geração de energia elétrica. Ele funciona assim:
-Bandeira Verde: Sem cobrança adicional na conta de luz.
-Bandeira Amarela: Acréscimo na conta a cada 100 kWh consumidos.
-Bandeira Vermelha: Acréscimo maior na conta a cada 100 kWh consumidos.
Aproveite a bandeira verde e economize energia! Com o preço da energia mais baixo, é o momento ideal para reduzir o consumo e economizar ainda mais.
Lembre-se: a bandeira tarifária pode mudar a qualquer momento, dependendo das condições de geração de energia. Fique atento às informações da Aneel e continue economizando!
