POLÍCIA
Chefe da Funai no Acre é preso por embriaguez ao volante após acidente na BR-364

Eldo Carlos Gomes Barbosa Shanenawa, coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Cruzeiro do Sul, foi preso em flagrante pela Polícia Militar na noite de segunda-feira (3) por dirigir embriagado após causar um acidente na BR-364, entre Feijó e Tarauacá, no interior do Acre.
Segundo informações da Polícia Militar, Eldo colidiu o carro oficial da Funai na traseira de um veículo Prisma. O teste do bafômetro realizado no local do acidente apontou um índice de 0,84 mg/L de álcool no sangue do coordenador, configurando crime de trânsito, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
No veículo oficial, a polícia encontrou uma garrafa de vodka e outras pessoas. O condutor do Prisma, Jocimar Morais da Silveira, afirmou que seguia viagem de Tarauacá para Feijó quando reduziu a velocidade para passar por um buraco na pista e foi atingido pela caminhonete da Funai. Eldo alegou ter errado a distância entre os veículos e não ter conseguido evitar a colisão.
Após o teste do bafômetro, Eldo foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Feijó. A caminhonete oficial foi apreendida, uma vez que não havia outro motorista habilitado disponível. No local do acidente, Eldo se comprometeu a arcar com os danos causados ao veículo Prisma.
O caso gerou grande repercussão na região, chamando a atenção para a gravidade da conduta do coordenador da Funai, que deveria ser um exemplo de responsabilidade e respeito às leis. A prisão de Eldo demonstra a necessidade de ações mais rigorosas para coibir a prática de dirigir sob efeito de álcool, que coloca em risco a vida de todos os envolvidos no trânsito.
