GERAL
Palmas: Quarta-feira de Cinzas marca início da Quaresma com celebrações e Campanha da Fraternidade

A Quarta-feira de Cinzas, 5 de março, marca o início da Quaresma para a Igreja Católica, período de 40 dias de preparação para a Páscoa. Em Palmas, todas as paróquias da Arquidiocese celebrarão a Santa Missa com o tradicional rito da imposição das cinzas, um momento de reflexão sobre a fragilidade da vida e a necessidade de conversão.
As cinzas, provenientes dos ramos do Domingo de Ramos do ano anterior, são um símbolo da brevidade da vida humana e da necessidade de mudança interior. O rito da imposição das cinzas nos lembra nossa mortalidade e nos convida a repensar nossas atitudes e buscar uma vida mais próxima de Deus.
A Quarta-feira de Cinzas também inaugura a Campanha da Fraternidade (CF) no Brasil, iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que, anualmente, propõe um tema para reflexão e ação social.
Este ano, a CF tem como tema “Fraternidade e a vida como dom e compromisso” e o lema “Vida em abundância para todos” (Jo 10,10). O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre o valor da vida em todas as suas dimensões, com foco especial na proteção dos mais vulneráveis.
A Quaresma é um período de intensificação da fé para os católicos, marcado por práticas de penitência, caridade e oração, como jejum, esmola e oração. É um tempo para se aproximar de Deus e preparar o coração para celebrar a Páscoa, a morte e ressurreição de Cristo, que acontecerá entre os dias 14 e 20 de abril.
As celebrações da Quarta-feira de Cinzas em Palmas serão um momento importante para iniciar este período de reflexão e ação, buscando viver a fé de forma mais profunda e engajada.
