Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Bancos anunciam cancelamento de chaves PIX de usuários

Publicado em

Em parceria com a Receita Federal, o Banco Central (BC) anunciou uma alteração no uso de chaves Pix, como forma de regulamentar a modalidade financeira para aprimorar os mecanismos de segurança da ferramenta de pagamentos instantâneos. Para isso, o BC vai analisar os CPFs que estiveram com a situação suspeitas, como suspensa, cancelada, titular falecido e nula. Os CNPJs também terão atualizações como suspenso, inapto, baixado e nulo.

Essas informações estarão vinculadas com a Receita Federal e, em caso de irregularidades, as chaves PIx serão excluídas pelos bancos que aderiram ao sistema de pagamento. De acordo com o BC, existem cerca de 173 milhões de usuários cadastrados (sendo 15,6 milhões de empresas e 157,8 milhões de pessoas físicas) no Pix no país. Dessas, oito milhões estão com algum tipo de irregularidade na base de dados da RF será suspensa.

Continua depois da publicidade

Como saber se o CPF ou o CNPJ está irregular?

O intuito é evitar que haja fraudes através do Pix, mas algumas pessoas podem ter irregularidades em seus dados e talvez nem saibam. Por isso, é importante consultar nos portais oficiais como está o status do seu CPF. Em caso de pendências, a situação cadastral constará como regular.

No caso do CNPJ, a consulta é feita pelo site do Gov e, se a situação estiver regular e não tiver qualquer tipo de pendência, o cadastro estará ativo. Vale ressaltar que, segundo o Banco Central, as irregularidades não estão relacionadas a pagamentos de impostos,  mas apenas com a identificação cadastral do titular do registro na Receita Federal.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement