POLÍTICA
João Paulo diz que saúde municipal precisa dar mais atenção ao cuidado com a saúde renal

Durante a Tribuna Popular, realizada nesta terça-feira, 11, em alusão ao Dia Mundial do Rim, o vereador João Paulo, que é da área da saúde e já foi, inclusive, diretor da Fundação Hospitalar, se manifestou sobre a campanha e parabenizou o vereador Aiache pelo convite à Dra. Jarine e sua equipe, presentes na Câmara Municipal nesta manhã.
Durante as manifestações, o destaque foi para a disponibilidade do exame de sangue para verificar a creatinina, principal exame para detectar possíveis problemas renais com antecedência.
O vereador João Paulo reforçou a fala dos colegas parlamentares e destacou que a Dra. Jarine é uma das precursoras do transplante de rim no Acre e referência na unidade de atendimento aos pacientes renais.
“Nós temos que levar para a Secretaria de Saúde a importância que a atenção primária tem no cuidado com a saúde renal. Isso foi pauta de muitas reuniões entre Estado e município. O Estado faz um trabalho muito grandioso, mas o município precisa avançar e melhorar, pois ainda existe uma lacuna muito grande no tocante aos cuidados com os pacientes renais. Nós sabemos que podemos, como saúde, evitar que o paciente chegue à máquina, ao ponto crucial do tratamento dele, que é estar em uma máquina de hemodiálise. Mas, se fizermos um trabalho na atenção básica, onde as unidades de saúde realizem o monitoramento e acompanhamento de cada paciente que tem um dispositivo ou uma predisposição para desenvolver uma doença renal, podemos evitar esse cenário”, explicou João Paulo.
Segundo dados nacionais, o país possui hoje o número alarmante de mais de 10 milhões de pacientes renais crônicos.
O presidente da Câmara, vereador Joabe Lira, afirmou que essa causa faz parte da casa legislativa e de sua família. Ele parabenizou a Dra. Jarine e sua equipe e ressaltou que todos os vereadores estão à disposição para contribuir de forma positiva no que for necessário.
